26 de fev. de 2013

SAAE DE CURAÇÁ COMPLETA 50 ANOS


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae de Curaçá foi criado em 28/2/1963 por Lei Municipal Nº 01, projetada pelo então vereador José Félix Filho, o qual hoje dá nome ao Escritório Central da Empresa na Avenida Dr. Pedro Santos Torres. A Lei foi regulamentada pelo Decreto Nº 05/1965, o qual foi instituído também por José Félix, quando Prefeito Municipal.

O SAAE foi administrado pelo Ministério da Saúde, através da Fundação SESP (FSESP), do Serviço de Saúde Pública e mais recentemente da Fundação Nacional de Saúde (FNS ou FUNASA). Nesse período, os diretores do SAAE eram os mesmos de Juazeiro e região. A partir de 1998 a administração do SAAE foi municipalizada e Ponciano passou a ser o Diretor da Autarquia até 2003 quando assumiu Rosendo dos Santos. Em 2005 até 2006, o Diretor foi Hérlon Burgo. Em 2007, foi Dione Félix; em 2008 gerenciaram a Empresa, Maurízio Bim e depois Jean Marcelo Aquino; de 2009 a 2012, Roque Soares  e depois Dione Félix. Atualmente Jean Marcelo novamente o gerencia.

De Ponciano (primeiro servidor) até hoje em dia, muitos funcionários passaram pela Empresa. Alguns chegaram por indicação do Gestor, outros fizeram teste de aptidão em 1983 ou os concursos públicos de 2001 e 2006. Atualmente, são 41 funcionários, boa parte sindicalizada desde 2006, atuando em diversos setores na Sede ou nos outros quatro distritos (Patamuté, Poço de Fora, Barro Vermelho e Riacho Seco) e em três povoados (São Bento, Pedra Branca e Mundo Novo).

Já são 5.817 clientes (47% da população do Município) sendo atendidos diretamente com água potável encanada, sem contar o abastecimento de pipas. A Sede e o distrito de Riacho Seco são atendidos também com serviços de coleta, tratamento e destinação final de esgotos.

São muitos os desafios para o presente e futuro: aprovar Lei de Saneamento Municipal, atualizar Plano de Cargos e Carreiras dos Funcionários integralmente, organizar sua estrutura administrativa em padrões contemporâneos, impulsionar a Comunicação Empresarial, ampliar os serviços a todos os curaçaenses, modernizar e deixar autônomos os setores de serviços, manutenção e arrecadação.

Já são 50 anos de serviços prestados à Comunidade, de experiências e de vontade de prosseguir, mesmo diante de várias barreiras e diversas dificuldades. Não há estabilidade ou segurança. Só a história não é o bastante para garantir a continuidade e progresso da Empresa. O futuro deve mostrar: os erros, acertos, caminhos e aprendizados novos. Porém não dá mais para pensar Curaçá sem o seu SAAE, por isso parabéns, pelos seus 50 anos de existência! (texto adaptado da Revista Cura’Saae 37ª edição).

Na Programação de eventos dessa Semana dos 50 anos da Autarquia, o funcionários programaram o seguinte: 25/2/2013 - Bandeira dos 50 anos na Caixa d’Água (manhã);
26/2/2013 - Entrevistas com funcionários do Saae na Rádio Curaçá FM; 27/2/2013 - Agenda de compromisso do Saae, Sindae, Governo Municipal e Câmara de Vereadores para a Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento, na Câmara, às 19h; 28/2/2013 - Stands de exposição de fotos e ato público com homenagens a funcionários e fundador do Saae; e Lançamento Projeto Saae na Comunidade (presença de autoridades locais e regionais); 1º/3/2013 - Jogo de Futsal e Confraternização com os funcionários do Saae e convidados, às 19h.

Informações Maurizio Bim - Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário