1 de mar. de 2013

PREFEITOS DA REGIÃO SE REÚNEM COM RUI COSTA PARA REIVINDICAREM SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DA SECA - CARLOS BRANDÃO TAMBÉM PARTICIPOU DO ENCONTRO

Na expectativa de minimizar os efeitos da seca nos municípios afetados na Bahia, o secretário da Casa Civil, do estado Rui Costa, reuniu-se nesta quinta-feira, 28, com prefeitos da região Norte no intuito de ouvir as reivindicações dos prefeitos para os seus municípios na tentativa de encontrar soluções, em conjunto, o que possibilitará facilidades para debelar esse problema que o homem do campo carrega há muitos anos. De acordo com o relatório da coordenação da defesa civil da Bahia (CORDEC) essa é a pior seca vivida pela população baiana nos últimos 50 anos. São 258 municípios atingidos, muitos em situação de emergência.
Segundo Salvador Brito, coordenador estadual, “a Defesa Civil do estado tem um papel de apoio, articulação, recomendação, homologação e atua em casos em que o município não consegue responder sozinho as necessidades impostas pela falta d’agua, a defesa civil tem trabalhado nas ações emergenciais em apoio à população”.
Durante o encontro, realizado no auditório da UNEB, em Juazeiro, os prefeitos fizeram diversas reinvindicações colocando a situação dos seus municípios e apontando sugestões para minimizar o sofrimento das suas populações. Destaque para o Prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, que, durante a sua fala mostrou uma radiografia da situação real das populações, o sofrimento imposto pela falta do precioso líquido e a falta de soluções efetivas para debelar o martírio da seca além de convocar a casa civil e demais secretarias e empresas envolvida no processo para o desenvolvimento de ações imediatas e definitivas para acabar com esse problema que há tantos anos maltrata e exclui o homem do campo fazendo com que várias famílias procurem sobrevivência em outras regiões.
O Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, fez solicitações ao Governo do Estado, justificando o fato de Curaçá ter 120 quilômetros de beira de Rio e, no entanto, esse potencial não ser aproveitado e ainda ter localidades que enfrentam a seca a menos de um quilômetro, por falta de infraestrutura. “Precisamos de pequenas adutoras para o plantio. Peço a Vossa Excelência que nos dê essa condição do nosso povo trabalhar e ter uma vida digna... temos poços (tubulares) abertos que precisam ser instalados. Precisamos de energia elétrica, que ainda está a desejar”, resumiu o Prefeito. O Secretário encaminhou as solicitações aos órgãos responsáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário